Dividir sem separar, isso é possível? Com a divisória de vidro sim. Esse é um dos poucos materiais disponíveis (senão o único) que permite essa façanha.
Mas essa não é a única vantagem da divisória de vidro. Continue acompanhando o post e descubra tudo o que essa divisória tem a oferecer.
A divisória de vidro é perfeita para demarcar ambientes, mas sem criar separações rígidas.
Isso porque a transparência do vidro permite que os ambientes continuem conversando entre si, mas cada um deles passa a ter autonomia e privacidade.
O vidro utilizado para fabricação das divisórias é o laminado ou o temperado com no mínimo 8 milímetros de espessura.
Essa característica das divisórias faz com que elas sejam muito resistentes a impactos, por exemplo.
A durabilidade do vidro também é alta e muito dificilmente serão necessários reparos ou manutenção.
Quer privacidade? A divisória de vidro permite isso também. Nesse caso, basta optar pelos vidros jateados ou canelados, já que esse tipo de acabamento causa distorção nas imagens e, com isso, oferece privacidade aos moradores.
As divisórias de vidro também ganham pontos no que diz respeito a iluminação, já que a luz consegue passar pelo material sem nenhum tipo de problema.
Essa vantagem vale tanto para os vidros lisos, quanto para os vidros jateados.
Dependendo do vidro utilizado, a divisória consegue bloquear as ondas sonoras e oferecer conforto acústico para quem está do lado de dentro.
Para conseguir esse efeito opte pelo vidro temperado ou laminado com espessura mínima de 10 milímetros. Outra opção é utilizar o vidro acústico, desenvolvido exclusivamente para bloquear o som.
A divisória de vidro é muito versátil. Ela pode ser fabricada em qualquer tamanho, além de ter opções de abertura, como fixa, de correr, com porta, pivotante, entre outras.
Outra vantagem da divisória de vidro é que ela pode vir acompanhada de madeira, ferro ou alumínio nas esquadrias.
Todo e qualquer ambiente da casa pode receber uma divisória de vidro. Isso tanto do ponto de vista estético, quanto funcional.
Nos quartos, por exemplo, a divisória de vidro é uma boa pedida para separar o closet e a suíte do restante do ambiente. Já em salas integradas, a divisória de vidro pode ser instalada entre a cozinha e a sala de estar.
Em escritórios, a divisória de vidro pode ser colocada entre as mesas dos funcionários, fazendo com que a equipe trabalhe com mais foco, sem distrações.
Clean, moderna e elegante
Independente do estilo que você adotou na sua decoração, uma coisa é certa: a divisória de vidro sempre vai conferir um toque de modernidade e elegância aos ambientes.
Fácil de limpar
Se você pensa que uma divisória de vidro vai te dar trabalho na limpeza, então saiba que está enganado. Essas divisórias são fáceis de limpar e, dependendo do local onde forem instaladas, praticamente não sujam, como é o caso de divisórias entre o quarto e o closet, por exemplo.
Em ambientes como cozinha, entretanto, a limpeza precisa ser mais constante, mas mesmo assim é simples. Um pano macio umedecido com álcool já resolve muita coisa. Para uma sujeira mais difícil, basta usar detergente.
Confira a seguir as divisórias de vidro mais utilizadas e veja qual delas é a melhor opção para sua casa ou empresa:
O vidro laminado é fabricado a partir de duas lâminas, ou camadas de vidro, entrepostas por uma película.
Para divisórias, o recomendado é a utilização de vidros laminados com no mínimo oito milímetros de espessura.
O vidro laminado pode ser encontrado com acabamentos variados, como o fumê, jateado ou canelado.
O vidro temperado passa por um processo de fabricação diferente do vidro laminado. Isso porque esse tipo de vidro passa por um tratamento térmico que eleva a capacidade de resistência física e mecânica do material.
Em termos de resistência e durabilidade, tanto o vidro temperado, quanto o vidro laminado passam nos testes, pode ficar sossegado.
E, assim como acontece com o vidro laminado, o vidro temperado pode ser encontrado em acabamentos fumê, jateado, entre outros.
A divisória de vidro jateado é a mais indicada quando a intenção é garantir a privacidade dos ambientes.
Para se tornar jateado, o vidro recebe um jato com minúsculas partículas de areia que acabam por causar lascas na superfície do material, fazendo com que ele se torne opaco.
O vidro canelado, por sua vez, possui ondulações na superfície do vidro tornando-o indicado também para utilização em áreas privativas.
Vale citar que esse tipo de vidro era muito utilizado há décadas atrás, caiu em desuso, mas agora voltou com tudo para o designer de interiores. Por isso, vale a pena considerá-lo.
A divisória de vidro com porta é semelhante a uma parede de vidro. Isso porque ela costuma ser maior e abranger grandes vãos.
Esse tipo de divisória é comum em escritórios, mas também pode ser usada em ambientes domésticos.
A divisória de vidro pode trazer portas de abrir, de correr, pivotante ou do tipo articulada.
Veja a seguir 10 imagens de divisória de vidro para inspirar o seu projeto:
Imagem 1 – Divisória de vidro canelado com detalhes em metal e madeira. Inspiração perfeita para um ambiente moderno.
Imagem 2 – Divisória de vidro fumê para a cozinha integrada.
Imagem 3 – Lúdicas, essas divisórias de vidro coloridas deixam o banheiro divertido e alegre.
Imagem 4 – Divisória de vidro canelado para o quarto: elegante e clássico.
Imagem 5 – Esguia e elegante, essa divisória de vidro destaca o pé direito alto.
Imagem 6 – Divisória de vidro entre a cozinha e a sala. Aqui, ela aparece apoiada sobre a bancada de madeira.
Imagem 7 – Discreta e sofisticada, a divisória de vidro parece nem existir.
Imagem 8 – Detalhes dourados para a divisória de vidro canelado.
Imagem 9 – Integre o quarto aos demais ambientes da casa com a divisória de vidro.
Imagem 10 – Clean e moderna, mas sem privacidade