Todo mundo sabe que o vidro é um material elegante, refinado, de estética clean, leve e delicada. E sabe o que mais? Ele pode ser usado para fazer muros de casas. Isso mesmo! Uma das grandes tendências do momento no mercado da construção civil são os muros de vidro.
Apesar de ser uma novidade ainda, o muro de vidro já vem demonstrando suas qualidades e se revelando como uma tendência que veio para ficar.
E você? Já pensou em ter um muro de vidro? Pois então te convidamos a conhecer melhor esse tipo de muro, suas características, vantagens e desvantagens. Quem sabe você é o próximo a aderir a essa novidade, confira:
O muro de vidro, assim como qualquer outro muro, é uma estrutura montada ao redor da casa com o objetivo de demarcar os limites do terreno, além, é claro, de oferecer proteção e segurança.
Essa é a primeira questão levantada por quem planeja ter um muro de vidro. E a resposta é: sim, é muito seguro ter um muro de vidro. Isso porque o vidro utilizado para essa finalidade é o temperado, um tipo de vidro que passa por um processo térmico onde suas características de dureza e resistência são aumentadas. No final do processo, o vidro temperado chega a ser até seis vezes mais resistente a impactos do que um vidro comum e não gera estilhaços caso venha a se quebrar. A espessura do vidro temperado para construção de muros é de dez milímetros.
Outra característica interessante que faz com o muro de vidro seja seguro é que ele não permite ser escalado, já que o material é naturalmente liso e escorregadio. E quer saber de mais uma coisa? A transparência do vidro permite que a parte interna da casa fique exposta e, segundo especialistas em segurança, uma casa com visibilidade inibe a ação de criminosos, pois esses seriam facilmente vistos agindo dentro da residência.
O muro de vidro é uma aposta certeira para quem deseja valorizar a fachada da casa com um material clean, elegante e moderno. Mas essa não é a única vantagem do material, confira abaixo outros bons motivos para você pensar com carinho na ideia de ter um muro de vidro:
A desvantagem que mais pesa contra o uso do muro de vidro é o preço. Um muro desse tipo pode custar até duas vezes mais do que um muro convencional de alvenaria. Mas vale a pena pesar o custo-benefício, afinal o muro de vidro não exigirá manutenções futuras como é o caso da alvenaria ou da madeira, por exemplo.
Outra característica que pode implicar negativamente na decisão é a transparência do vidro. Algumas pessoas julgam isso como um problema, já que ela pode comprometer a privacidade dos moradores. Contudo, ainda assim há uma solução. Você pode resolver essa questão optando por um muro de vidro escuro fumê ou jateado, que são tão bonitos quanto um vidro incolor e tem a vantagem de conseguir encobrir a visão da área interna da casa.
Depois de analisar os prós e contras do muro de vidro chegou a hora de você conferir algumas casas que apostaram nesse modelo de muro. Você vai se surpreender com o resultado. Confira:
Imagem 1 – Vidro, aço e madeira se unem para formar esse muro; o vidro leitoso traz a privacidade necessária aos moradores.
Imagem 2 – O prédio residencial apostou em um muro de vidro baixo para reforçar a proposta moderna da construção.
Imagem 3 – A limpeza regular do muro de vidro é fundamental para garantir a beleza da estrutura.
Imagem 4 – Aqui, as plantas encobrem o muro de vidro e, de quebra, fornecem a privacidade para dentro da casa.
Imagem 5 – Muro de vidro jateado com detalhes em madeira; o jardim interno pode ser parcialmente visualizado pelo lado de fora.
Imagem 6 – A delicadeza do vidro contrastada com a rigidez das pedras.
Imagem 7 – Dentro de casa, o vidro pode ser usado como guarda corpos ou para fechar a lateral de escadas.
Imagem 8 – Levemente espelhado, esse muro de vidro traduz a estética moderna e arrojada da casa.
Imagem 9 – Muro e portão de vidro verde para uma fachada clean e transparente.
Imagem 10 – Os troncos rústicos de madeira formam uma combinação inusitada e contrastante com o vidro incolor deixando a fachada da casa levemente rústica, sem perder o apelo moderno.
Imagem 11 – Cobertura de vidro para entrada da casa.
Imagem 12 – Muro de vidro à beira da piscina.
Imagem 13 – O vidro amarelo garante a modernidade e leveza do material sem perder de vista a necessidade de privacidade dos moradores.
Imagem 14 – A casa de praia fica mais bonita com o muro de vidro.
Imagem 15 – O formato arredondado do vidro é o grande destaque dessa fachada.